quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Feia - menina sofrida



Semana passada meu filho me presenteou com um livro chamado Feia, é de uma autora americana e baseado em fatos reais. Por ser um tema que gosto muito todo livro com esse tema da mulher, ele sempre se lembra de mim. Outro dia li “A Infiel”, nossa muito bom depois comento sobre ele. Hoje quero me deter na “Feia”.
Trata-se de uma menina que ao nascer foi rejeitada pela mãe simplesmente por ser feia. Do começo ao fim do livro está retratada uma violência sem precedentes. Mãe de três filhas e Clarie a feia era tratada com desprezo e violência. As outras duas dormiam no quarto junto ao dos pais. Clarie dormia num quartinho sem nenhuma condição humana. Ela fazia xixi na cama era todas as noites  era sempre acordada pela mãe com surras que variavam de cinto com fivelas a murros nas costas, no rosto e pontapés. E guardava os lençóis molhados numa sacola plástica para que não enxugasse para serem usados  na próxima noite. Chegou ao cúmulo de instalar uma cirene que era acionada cada vez que Clarie molhava a cama.
A menina fazia todos os serviços domésticos e tinha que ser bem feita. Mesmo assim com toda essa violência tratava a mãe com doçura e sempre fazia perguntas tipo: mamãe a senhora quer que eu faça o seu chá? Mamãe posso servir o seu jantar? A resposta era sempre ríspida e geralmente acrescentava: tu és muito feia menina, mijona, teus lábios são de desentupir pia, desaparece vai procurar o que fazer. As roupas que usava era sempre as que não dava mais para as irmãs.
A história é tão chocante que vou parar por aqui, mas o fInal é que ela saiu de casa estudou, trabalhou e se formou em direito, denunciou os maus tratas. Chegou a se tornar juíza e num determinado júri sua mãe foi condenada. Ficando revoltada com a filha e achando-a injusta.
Quanta injustiça é praticada contra crianças seres indefesos, é impressionante.

Um comentário:

  1. É impressionante como ainda temos que nos indignar com isso!

    Um beijo enorme e um ótimo fds!

    Beijo espero por vc no Alma!

    ResponderExcluir