terça-feira, 4 de outubro de 2011

O problema dos descartáveis




Eu sou de um tempo que ao passarmos numa casa e víamos fraldas penduradas no varal, nos anunciava a certeza de que naquele lar havia chegado uma criança, uma luz.
Hoje não é mais possível essa identificação. Vivemos na época do descartável. Àquela fralda 100% algodão que era decorada das mais diversas formas. Com entrelaces de fitas coloridas; barrinhas de crochê; bordado de ro có có; ponto cheio e mais e mais motivos. Que saudade! Hoje usam apenas fraldas descartáveis. Tem até o Chá de fraldas, onde antes do bebê nascer o estoque já está cheio. Ah! Lembrei de um fator que todas as futuras mamães não esquecem. Montar o quarto com guarda roupa, berço, cômoda, cortinas, bichinhos e etc.. etc..Tudo para que os visitantes se impressionem.
O problema vem com as alergias, assaduras, bolhinhas inexplicáveis, daí vem a necessidade de visitar sempre o pediatra e o dermatologista.
Porém o mais agravante é o efeito sofrido pela natureza. Uma fralda descartável, segundo especialistas leva quase cem anos para ser destruída. Hoje ao passar numa rua do meu bairro e acho que em cada esquina que passamos, vi uma fralda jogada, claro que são milhares, quão grande é o nosso Brasil.
Então gente, já não basta os copos, pratos, garrafas pet, e uma infinidade de produtos estão sendo jogado nos lixos, e rios. Mas as catástrofes estão acontecendo e as causas estão sendo pouco discutidas. Hoje o que vale é a praticidade, só que por trás dessas facilidades reside um sem número de efeitos que só causarão transtornos aos nossos netos e futuras gerações.
Será que não está precisando de uma conscientização mais ferrenha nas famílias, na escola e na sociedade de um modo geral?

Nenhum comentário:

Postar um comentário