quarta-feira, 13 de julho de 2011

O Álcool mutila fortemente os seres humanos




Este assunto está sempre presente na minha vida. Não consigo me desvencilhar dele. Meu irmão morreu aos quarenta e nove anos, era alcoólatra. Seus dois filhos de trinta e sete anos, estão no vício, candidatos  a morrerem, principalmente um deles que está no fundo do poço. O grande mal desse vício, é exatamente a não assunção de que está precisando de ajuda. Se arrogante piora ainda.
Sempre que vou ao centro da minha cidade, costumo voltar de ônibus. Em frente a o ponto  tem uma praça, e fica um grupo de alcoólatras de cerca de seis, tem até uma mulher.
É incrível como eles conseguem viver em sociedade, a sociedade deles. Porque a sociedade em geral nem os enxerga. Então fiquei observando cada um, tirei até uma foto, sem que eles vissem, mas foi de longe não ficou muito boa. Então, um deles já está com as pernas inchadas, embriagado que não se sustentava sentado. Abria os olhos com dificuldade. Mas, solicitou ao colega  mais um gole. Este não estava bêbado, levantou-se deu um abraço e até um beijo na face, em seguida entregou a garrafa e um copinho de cafezinho. E ele virou de uma só vez.
Um deles, mais jovem tem toda pinta de boizinho. Com implante de tranças no cabelo, pulseiras nos tornozelos, nos braços e fumando muito. A cena me chama muito a atenção.
O ônibus parado em frente, lotado de passageiros, nenhum deles desviava sequer o olhar àqueles cristãos, tão necessitados de tudo.
Enfim esta foi a cena que gostaria de descrever, será que você que está lendo esta despretensiosa crônica já se deparou com algo parecido? Vale a pena observar, serve até de estímulo à nossa vida cotidiana, onde possamos valorizar as coisas que conquistamos que com certeza é diferente e o nosso comportamento .
Também se você acha que tomar algumas em final de semana não é nada, tenha cuidado, pois o álcool muitas vezes nos confundem deixando a impressão que só acontece o vício com os outros, conosco também é possível e sair dele é a tarefa mais difícil muitas vezes impossível, como é o caso dos amigos da citada praça.

4 comentários:

  1. Bom dia minha mãe do coração!

    Passando para agradecer o seu carinho e contar que fico feliz que goste de ler a mim!

    Que vc tenha um ótimo dia!!

    Espero por vc no Alma!

    ResponderExcluir
  2. Olá!!

    Passando para gritar sua ausenciaaaaaaaa.. rs

    Beijo espero por vc no Alma!

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Que bom receber sua visita e comentário.
    Mais uma colega professora.
    E ainda encontrar o Vinicius do ALMA,aqui.
    Bom demais!!!
    Volte sempre.
    Saudações Poéticas!

    ResponderExcluir
  4. oi Maria do Carmo,

    fiquei muito feliz em te ver no meu cantinho,
    costumo deixar a porta aberta,
    entre sempre que tiver vontade,
    e vá se acomodando...
    li sua crônica e achei perfeita,
    principalmente nos dias de hoje,
    que os jovens estão literalmente
    se embriagando cada vez mais cedo,
    o que é lamentável...

    parabéns querida!
    beijinhos
    ah,
    já me acomodei aqui!

    ResponderExcluir